terça-feira, 29 de novembro de 2016

O que diz a lei no Brasil sobre moto andar entre os corredores de carro

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe o uso de motocicletas entre os corredores de carro. Em 1997, o artigo 56 restringiria o uso das motos no corredor, porém, foi vetado pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso, com a seguinte argumentação:

“Ao proibir o condutor de motocicletas e motonetas a passagem entre veículos de filas adjacentes, o dispositivo restringe sobre maneira a utilização desse tipo de veículo que, em todo o mundo, é largamente utilizado como forma de garantir maior agilidade de deslocamento”.

VEJA ABAIXO TRECHO DA CARTILHA DO DENATRAN FALANDO SOBRE O ASSUNTO




Moto em corredor de carros em outros países
Na Áustria, na Bélgica e na Holanda é permitido andar no corredor quando o trânsito fica parado. Na Alemanha, na Itália e na França, rodar no corredor é proibido, porém, as autoridades são tolerantes em alguns casos, COMO TRÁFEGO NO CENTRO DAS PRINCIPAIS CIDADES. Nos Estados Unidos é liberado.
Ficar atrás do carro é mais perigoso?
Acidentes com moto quando não se está no corredor costumam envolver veículos que não estão se movendo na mesma direção ou em uma velocidade muito diferente do que a moto, sendo assim, motos no corredor têm menos colisões na traseira, segundo aponta especialistas, que também apontam menor poder de frenagem das motos, em relação aos carros, como fator para acidentes que ocorrem quando se anda atrás dos veículos, além da falta de visibilidade de buracos e outros obstáculos nessa posição. A moto não consegue frear na mesma distância de um automóvel porque necessitam de mais espaço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário