terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Estratégias para se proteger do Aedes aegypti. Todos contra a dengue. SindimotoSP apoia essa causa.

O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite. O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça. 

Evite o acúmulo de água porque o aedes aegytpi coloca ovos em água, por isso, jogue fora pneus velhos, vire garrafas com a boca para baixo, evite poças no quintal, lave vasilhas de água de bichos de estimação, mantenha fechadas tampas de caixas d'água e cisternas.

Use repelente principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos. Recomenda-se, porém, o uso de produtos industrializados. Os caseiros, como andiroba, cravo-da-índia, citronela e óleo de soja, não possuem grau de repelência forte o suficiente para manter o mosquito longe por muito tempo.

Coloque areia nos vasos de plantas ou elimine esse prato, ou lave-o regularmente.

Jogue desinfetante nos ralos de cozinhas e banheiros. O ideal é que eles sejam fechados com uma tela ou que seja higienizado regularmente.

Limpe as calhas e canos. Eles devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do aedes aegypti.

Disponibilize tela nas janelas, caso more perto de terrenos baldios, concentração de mato e represas ou rios. Porém, não esqueça de seguir as dicas acima porque se o criadouro de mosquitos da dengue estiver dentro de sua própria casa, você colocará sua família em perigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário