quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Veja aqui a importância do sindicato na vida do trabalhador. Fortaleça a categoria: filie-se!

Para saber o quanto é importante um sindicato na vida do trabalhador é preciso saber primeiro o que ele é, o que faz e quem representa. Depois, filiar-se a ele, é dar moral e força para que, de fato, ele represente a categoria.


Segundo o dicionário da língua portuguesa, sindicato é uma agremiação / associação fundada para a defesa comum dos interesses de uma categoria profissional.  Os sindicatos laborais defendem o trabalhador, enquanto que o patronal, os empresários.
Muitas vezes o trabalhador sente dúvidas ou percebe que está sendo lesado em seus direitos trabalhistas e quando isso acontece, o sindicato ao qual está filiado, orienta como exigir o cumprimento dos seus direitos. Assim, fica claro que o sindicato é uma organização que defende políticas favoráveis ao trabalhador como convenções coletivas que determinam piso e aumento salarial, inclusão de novos benefícios, entre outros itens.

A defesa dos direitos do trabalhador diante dos empresários e governos é um dos pontos fortes de atuação do sindicato.

O país está vivendo um momento político cada vez mais agitado com grandes reformas importantes e, os sindicatos também estão nessa discussão sobre mudanças. Atualmente, boa parte das autoridades querem tirar ou diminuir direitos já conquistados. Por isso, sindicatos e centrais sindicais tem se posicionado contra os governos e se colocado na defesa do trabalhador. Enquanto isso, empresários insistem em crise, concorrência desleal e outros fatores para retirar direitos, diminuir benefícios, salários etc.

É nesse momento que o sindicato se posiciona e luta pelos direitos conquistados do trabalhador. Se não houvesse sindicato, muitos trabalhadores estariam vivendo regime de escravidão.

Filiação traz força para a categoria e vale a pena para o trabalhador

Se a presença dos empregados for reduzida nas assembleias, por exemplo, os empregadores usam isto e diminuem a força do sindicato. Por isso, filiar-se ajuda a categoria e dá maior poder de negociação ao sindicato diante dos empresários e frente aos poderes públicos.
Na filiação, os trabalhadores também garantem convênios e parcerias que possibilitam melhora na qualidade de vida. O sindicato, em geral, oferece auxílio na área jurídica, plantão de diretoria, departamentos que atuam na área de saúde, lazer, social, entre outras, bem como descontos em faculdades ou outros serviços, por exemplo.

Sindicalizar-se é mais que participar da sua entidade de classe, é exercer sua cidadania, é valorizar sua profissão e seu trabalho, é lutar por seus direitos já conquistados, ampliando-os.

Os trabalhadores encontram no sindicato uma tribuna de expressão pessoal que não seria possível de outra forma. Filie-se e garanta seus direitos de trabalhador.


Veja aqui a luta do SindimotoSP tendo como presidente o companheiro Gil.


Veja aqui o que o SindimotoSP oferece de benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário