terça-feira, 13 de outubro de 2015

Regulagem correta do retrovisor aumenta visibilidade e segurança do motociclista

Os espelhos retrovisores são equipamentos de segurança indispensáveis à dirigibilidade da motocicleta e evita acidentes. Um estudo realizado pelo CESVI analisou os acidentes decorrentes do mau uso e concluiu que é imprescindível o uso consciente. No caso de motocicletas é recomendado que não se use os espelhos na vertical e nem fora do padrão, pois o motociclista pode perder uma área expressiva de visibilidade. Os retrovisores devem estar instalados de forma que reflitam o que ocorre atrás do motociclista.

Pequenos retrovisores são ilegais

Os espelhos retrovisores são considerados equipamentos obrigatórios para motocicletas de acordo com a Resolução 14/98 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Os dispositivos devem estar instalados em ambos os lados do veículo de forma que possibilite a visibilidade do que ocorre atrás de seu condutor.

Porém, por questões de estética inúmeros motociclistas retiram os retrovisores originais e instalam em suas motocicletas pequenos retrovisores ou mais esportivos. O problema surge quando estes retrovisores não atingem o objetivo de propiciar a visibilidade traseira.
Os critérios adotados pelos agentes fiscalizadores ao multarem o motociclista se referem à retrovisão do que ocorre atrás do motociclista e não sobre a instalação de equipamento não original de fábrica, por exemplo.

Na abordagem, o agente fiscalizador se coloca atrás do motociclista, que estará na mesma posição em que costuma dirigir, e realizará diversos gestos que deverão ser identificados pelo condutor. Se o condutor não souber descrever quais gestos o agente realizou, estará passível de receber uma autuação por ineficiência do equipamento obrigatório com base no artigo 230 - inciso IX do CTB. Além da autuação, o documento do veículo poderá ser retido para futura vistoria com base no artigo 274 inciso III do CTB.

Dicas

1.    Use retrovisores originais porque foram testados e aprovados pelos órgãos competentes de trânsito. Valorize sua segurança.
2.    Acerte e deixe o mínimo possível dos seus ombros aparecendo nos dois espelhos. Isso dará maior visibilidade e proteção.
3.    A regulagem para estrada ou cidade é a mesma, não mude e acostume-se a isso para aumentar sua confiança em qualquer local.
4.    Se o seu retrovisor estiver regulado corretamente você não precisa olhar para trás. Essa atitude de virar-se tira sua visão de frente.

5.    Limpe os retrovisores constantemente com pano limpo e seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário