quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Motociclista: use corretamente seu capacete. Ele pode salvar seus sonhos.


O capacete é item fundamental e obrigatório por lei no Brasil para todos os motociclistas e garupas porque garante mais segurança em casos de acidente, protegendo uma das partes mais vitais e que mais sofre em casos de acidentes ou quedas: a cabeça.
Além disso, estudos mostram que o uso correto pode prevenir cerca de 70% dos traumatismos crânio-encefálicos e 65% dos traumatismos da face. Quem não usa o capacete, além de estar colocando a própria vida em risco, comete infração gravíssima passível de multa e suspensão direta do direito de dirigir. A Resolução 203 do Contran trata desde as condições de visibilidade até o uso do modelo correto de capacete.
Capacetes Fechados
Contam com viseira que completa a proteção total do pescoço para cima. Garante mais segurança pela estrutura e resistência e são muito usados por quase todos motociclistas que possuem motos de estilos diferentes. São mais compactos e possuem mais dispositivos de segurança que os outros.
Capacetes Híbridos
Desloca para cima à parte frontal fazendo com que fique aberto. Muito usado por motociclistas nos centros urbanos. Deixa também o rosto mais visível e para cidades que alternam temperaturas, oferecem praticidade para lidar com calor ou frio. Porém, é preciso, ao andar com a moto, abaixar a viseira.
Capacetes Abertos
Famosos em cidades praianas protegem as laterais do rosto, parte de traz e topo da cabeça, deixando todo o rosto, inclusive o queixo, exposto em caso de um acidente. Esse tipo de capacete é considerado de baixa segurança e deve ser utilizado somente em trajetos urbanos e que não exigem muita velocidade, pois não garantem muita segurança em caso de acidentes.
Capacetes Coquinho
É o famoso capacete utilizado por motociclistas custom, principalmente donos de Harleys. Este é proibido no Brasil pois geralmente só protege o topo da cabeça, e as orelhas são coberto por uma espécie de couro. O capacete é um item fundamental de segurança para motociclistas e seus passageiros. 
RESOLUÇÃO 453
Disciplina o uso de capacete para condutor e
passageiro de motocicletas, motonetas, ciclomotores,
triciclos motorizados e quadriciclos motorizados. 
Clique aqui






Nenhum comentário:

Postar um comentário