terça-feira, 20 de outubro de 2015

Como cuidar das rodas de sua moto? Saiba o que é necessário para que elas não causem problemas.

Componente fundamental em uma motocicleta, delas depende parte do equilíbrio, estabilidade e resposta aos comandos do motociclista. São dois tipos básicos: as raiadas e as de liga leve. 

As primeiras são as mais comuns e compostas por três componentes básicos: aro, cubo e seus elementos de união, os raios. Já as de liga leve são feitas de liga metálica em que o alumínio é o componente principal. 

A análise visual constante das rodas é fundamental, bem como sua percepção para perceber alterações na moto, como vibrações anormais ou “puxar” para um lado.

Como cuidar

Pequenos amassados em rodas raiadas exigem uma consulta profissional competente e especializada. Muitas vezes o aro pode ser desamassado sem que isso represente um risco à segurança, dirigibilidade e resistência a futuros impactos. Rodas raiadas terão sua performance ideal e vida útil aumentada com o devido tensionamento dos raios e verificação do alinhamento do aro em relação ao cubo.


Já as de liga leve precisam de maior cuidado com relação a amassados. Nelas, uma vez amassadas, troque-as. Desamassá-las exige duas ações que comprometem a resistência da roda; o uso de calor e pancadas. Tanto um como outro método podem, aparentemente, fazer a roda voltar ao seu formato original, mas ela jamais voltará a ter suas características de resistência originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário