quarta-feira, 29 de julho de 2015

Utilidade Pública: governo federal lança campanha nacional contra Hepatite com foco principal na tipo C

O Ministério da Saúde lançou, nessa semana, campanha de prevenção às Hepatites Virais 2015. Também foi anunciado um novo tratamento para a doença que aumenta as chances de cura e diminui o tempo de tratamento aos pacientes com hepatite C. A terapia estará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) até dezembro deste ano.

Focada no incentivo ao diagnóstico e ao tratamento, a campanha traz mensagens com alertas à população. Uma delas, direcionada à população a partir dos 40 anos, incentiva a testagem. Se você fez cirurgia antes de 1993, precisa fazer o teste para hepatite C. O teste é rápido, simples, sem dor e é considerado o primeiro passo para a cura.

Nesse público entram pessoas que sofreram acidentes antes de 1993 e precisaram de transplantes, transfusão de sangue ou que se expuseram a algum tipo de contato com sangue por meio de compartilhamento de seringas, objetos cortantes.

Outras formas de transmissão da doença são o compartilhamento de objetos de uso pessoal e para uso de drogas. A transmissão sexual ainda é um tema muito debatido por pesquisadores de todo o mundo, estando presente nas populações de jovens; homens que fazem sexo com outros homens, trans e travestis.

Clique aqui e veja a unidade do SUS, na cidade de São Paulo, mais próxima de você.

Clique aqui e veja a unidade do SUS, no Estado de São Paulo, mais próxima de você.

Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário