segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cada vez mais, empresas exigem teste de álcool e drogas de candidatos a emprego

Essa é uma tendência cada vez maior, como explica especialistas na área de Direito Trabalhista. Na Constituição Federal, é preservado o direito à intimidade, mas a empresa também tem direito de se precaver contra eventuais problemas relacionados ao uso de drogas e álcool.

Na relação de emprego X trabalho, o funcionário admitido se torna a própria empresa e, inclusive, o cartão de visita da própria empresa, quando ele é o prestador de serviços e entra em contato diretamente com o cliente. A empresa, inclusive, responderá por qualquer ato praticado pelo empregado, segundo a lei. 

Porém, quando a lei não exige para o cargo os exames de álcool e drogas, a empresa só pode fazê-lo com consentimento do empregado, caso já esteja contratato, ou, na possibilidade da contratação, também ter o aval da pessoa.

O exame toxicológico que detecta se uma pessoa é usuária de maconha, anfetaminas, cocaína e álcool, está sendo pedido por empresas antes de contratar seus funcionários. Além disso, os testes são solicitados, como rotina, para os funcionários já contratados.

Empresas que atuam no setor de transportes, no ato da contratação, pedem os exames, já que o uso de álcool e de outras drogas podem gerar riscos aos serviços da empresa e às pessoas.

Como são feitos os testes

Para identificar a presença de maconha o exame é feito através da coleta da urina e o resultado divulgado em até três dias úteis. A substância é detectada quatro horas depois de seu consumo e apresenta-se positivo na urina até 10 dias após o uso.

No caso do álcool o uso é detectado através de bafômetro ou exame de sangue. O resultado também é divulgado em até três dias úteis. Dependendo da quantidade, a substância pode ser encontrada no organismo até uma hora após o consumo.

Sobre esse assunto e outros relacionados a álcool ou drogas você obtém mais informações em www.antidrogas.com.br, que inclusive, mantém uma clínica de reabilitação que pode ser conhecida www.grupoainternacao.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário