quinta-feira, 30 de abril de 2015

GT municipal implantará faixa de segurança na Marginal Pinheiros devido alto índice de acidentes

A faixa exclusiva estará entre as pontes Jaguaré e Eusébio Matoso e será projeto piloto que estenderá outras para mais localidades de uso constante pelos motociclistas profissionais. Solicitação foi feita pelo SindimotoSP e atendida pela prefeitura de SP.

Motociclista profissional poderá circular livremente, inclusive ultrapassar outras motocicletas.

A faixa é destinada a circulação de motocicletas que poderão andar lado a lado na mesma faixa, diferente das antigas motofaixas da Avenida Sumaré e Rua Vergueiro em que os motociclistas só podiam andar em fila indiana. O novo trajeto também terá placas modernas, sinalização com tinta especial no solo e tratamento diferenciado das outras faixas de rolagem para carros e outros veículos. Na existência de veículo de emergência, as motocicletas darão passagem preferencial. Nesta primeira experiência, serão observados critérios de largura da via, fluxo de motos e índice de acidentes, entre outros, para, a partir daí, identificar outras vias com potencial para receber mais faixas exclusivas de moto.

A escolha para esse trecho da Marginal Pinheiros se deu pelos acessos significativos a ruas de importância na Zona Sul e tráfego intenso de motociclistas profissionais.
Conforme a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as placas antigas nesse percurso serão trocadas por modernas, mais nítidas e que informarão também motoristas.

Estatísticas mostram que ocorrências com motocicletas aumentou em 2014.

O estudo feito por especialistas da CET para escolher o local como pioneiro do novo sistema de motofaixa contabilizou 2.284 motocicletas circulando entre 9 e 11 horas da manhã. Na questão de acidentes, 65% dos ocorridos ali, envolveram motocicletas em 2011, 67% em 2012 e 87% em 2013, totalizando 59 colisões das mais diversas como colisão lateral com carros, na traseira do veiculo, queda acidental entre outros tipos. A soma total de acidentes, incluindo 2014, e que tiveram BO registrado pelas autoridades públicas, chegou a 80 motocicletas.



Dados coletados pelo IAT – Informações de Acidentes de Trânsito / CET, envolvendo motocicletas em 2013, mostrou que um dos principais fatores dos acidentes está na mudança de faixa, pois, a visibilidade da moto pelo motorista é prejudicada pela existência de “pontos cegos”.

Outros pontos que farão da nova motofaixa diferentes das anteriores que foram desativadas são: a definição da largura que permitirá nos trechos com volume acima de 2.000 motos por hora, circulação de motos em paralelo, a ultrapassagem poderá ser realizada na própria faixa que terá largura de cerca de 1,70m, sentido único e ininterrupto.

Elas também poderão ter, segundo à CET, menor quantidade de faixas para cruzar ao entrar bem como menor quantidade de faixas para cruzar ao sair, elimina de conflitos dentro da faixa devido à inexistência de entrelaçamento com os demais veículos, menor tempo de exposição aos “pontos cegos”. Para fiscalizar excesso de velocidade, radares fixos serão instalados.



Placas especiais serão colocadas em pontos estratégicos no percurso.

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