quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Contran oficializa placa padrão Mercosul

Ela terá mais de 450 milhões de combinações e, a partir de 2016 será utilizada com três números e quatro letras.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 510 que determina novas placas de identificação veicular para o mercado brasileiro. Os dispositivos começarão a ser implantados em veículos novos a partir de 2016, seguindo o padrão definido pelo Mercosul que tem como membros Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
A proposta do Mercosul é que o novo modelo de placa seja inaugurado por automóveis de passeio e utilitários, sendo estendido aos outros tipos de veículos, inclusive motocicletas, a partir de 2018. Além da padronização visual dos veículos, a medida também prevê um sistema de intercâmbio de informações de registro dos automóveis licenciados no Mercosul.
Sobre a estética das placas, as dimensões serão mantidas: 400 milímetros de largura por 130 milímetros de altura para carros, caminhões, ônibus e afins e 200 milímetros de largura por 170 milímetros de altura para motos. O topo será azul, com o nome Brasil grafado em branco, enquanto o espaço abaixo será predominantemente branco, com letras pretas.
Com o novo sistema, dotado de quatro letras e três números, serão possíveis até 450 milhões de combinações. Para efeito de comparação, o atual sistema, com três letras e quatro números, propicia pouco mais de 170 milhões de combinações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário