terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Lei federal torna obrigatório motos com freios ABS ou CBS

O Diário Oficial da União publicou Resolução do Contran 509/2014 que começa a valer em 2016 até implantação total em 2019. Com a resolução passa a ser item de série obrigatório freios com sistema antitravamento ABS para motos de 300 cc em diante e para as até 299 cc o sistema CBS, ou freios combinados. 

Segundo análise do governo federal, 10% das motos produzidas ou importadas terão de receber o sistema CBS ou ABS, conforme a cilindrada. Em 2017, 30% terão de receber um dos sistemas; em 2018 serão 60% das motos até a implantação total de um ou outro dispositivo a partir do dia 1º de janeiro de 2019. 

Uma pesquisa informal, as montadoras são favoráveis a nova lei porque resulta em mais segurança. No CBS, o acionamento dos freios dianteiro e traseiro na motocicleta é feito de maneira independente. O dianteiro é acionado com a mão direita e o traseiro, com o pé direito (no caso das motos) ou com a mão esquerda (em scooters).

Nos modelos equipados com CBS, o acionamento do freio de uma das rodas (em regra a traseira) resulta também na atuação do freio da outra roda. Um teste do Instituto Mauá feito com motos Honda CG 150 Titan a 60 km/h mostrou que o CBS pode encurtar a distância de frenagem em pelo menos 2,5 metros no caso de pilotos experientes e até 14,1 metros se esses motociclistas forem inexperientes e frearem apenas com a roda de trás até travá-la.
A resolução será aplicada de forma escalonada e começa a partir de 1º de janeiro de 2016.
Clique aqui e veja Ministro do Trabalho confirmando pagamento da periculosidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário