segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Honda leva motociclistas profissionais para testar novo freio CBS

A partir de agora, a CG 150 Titan – modelo 2015 – virá com sistema de frenagem diferente, o CBS (Combined Braking System), que pela primeira vez está em uma motocicleta de baixa cilindrada. A intenção da montadora é levar também, o sistema para a Fan 125 e 150. De acordo com a Honda, esta nova tecnologia irá ajudar os pilotos com pouca experiência e também os que possuem vícios de pilotagem, pois trará uma condição mais equilibrada no uso dos freios, resultando em até 20% de redução na distância da frenagem.

No disco dianteiro ele possui três pistões, sendo que dois agem normalmente com o acionamento do manete direito e o terceiro é acionado quando pressionado o freio traseiro. Ao acionar o pedal do freio traseiro, além dele operar freando a roda com o tambor, automaticamente ele acionará o terceiro pistão do disco dianteiro, resultando em até 30% da frenagem na parte da frente da moto. Não há risco de travamento da roda dianteira por este sistema.
De série na Titan, versão top de linha da CG 150, a introdução do CBS significou um acréscimo de apenas R$ 180 (em média) nos preços.  A versão de entrada ESD, de rodas raiadas, custa R$ 7.680, enquanto a EX, equipada com rodas de liga leve, é oferecida por R$ 8.180.
No início da segunda quinzena de outubro, a Honda e o SindimotoSP levaram motofretistas para um curso teórico e prático sobre o novo sistema. A aprovação foi geral, como confirma o motofretista Nilton José Pereira. “Nuca havia visto nada igual e fiquei surpreso com o resultado excelente do sistema, pois quando acionado, freia as rodas sem travar e com segurança”, conclui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário