segunda-feira, 2 de junho de 2014

FIPE convida SindimotoSP para cooperar com atualização da CBO - motofrete

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), está realizando trabalhos de atualização da CBO - Classificação Brasileira de Ocupações, documento oficial do MTE que reconhece, tipifica e codifica as profissões do mercado de trabalho brasileiro - e convidou o SindimotoSP, sindicato que representa os motofretistas no Estado de São Paulo, para cooperar com a discussão em torno do assunto. A CBO tem como unidade de descrição a família ocupacional, que é um conceito ampliado de emprego. 
Por representar a categoria em São Paulo, a Fipe solicitou que o SindimotoSP estivesse presente para auxiliar nessa mudança que, ao ser efetivada, irá separar motofretista e mototaxista da mesma numeração, que hoje é 5191-10. Essa mudança, desburocratizará a emissão de documentos para ambas profissões, facilitando a vida do trabalhador em assuntos como documentação, aposentadoria etc.
Os representantes do SindimotoSP passaram o dia contando experiências e dificuldades da categoria numa reunião de revisão, onde também relataram as atividades desenvolvidas em seus trabalhos. eles também fizeram sugestões de como a categoria poderia melhorar com algumas mudanças básicas.
Na ocasião, também participaram representantes do setor de mototaxi do Amapá, Brasília e São Paulo (Santa Isabel).






Nenhum comentário:

Postar um comentário