segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ABS em motocicletas reduziria números de acidentes com motociclistas e motoboy

O sistema de freio de uma motocicleta sempre foi assunto polêmico. Dispositivos para melhorar a frenagem como, por exemplo, o freio antibloqueio conhecido pela sigla ABS, anti-block system é mais famoso no mundo das quatro rodas, porém, ano após ano ganha espaço também no universo motociclístico. A tecnologia, que começou a ser desenvolvida na década de 80, tem salvado a vida de muitos motociclistas mundo afora.
O objetivo dos freios ABS é frear com mais segurança e controle do veículo. Segundo o IIHS - Instituto das Seguradoras Norte-americana para a Segurança Viária, motos com ABS representam 28% a menos de acidentes fatais em cada dez mil motos registradas nos Estados Unidos.
A resolução 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) torna obrigatório o uso do ABS em toda a frota nacional e importada produzida a partir de 1º de janeiro de 2014. Infelizmente, o veículo motocicleta não faz parte dessa lista.
Segundo Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, presidente do SindimotoSP, freios ABS reduziriam sim, sensivelmente, o número de acidentes com os profissionais da categoria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário