sábado, 7 de abril de 2012

Por um DPVAT mais Justo

Uma de nossas bandeiras desde que assumimos a diretoria do SindimotoSP é aredução do valor do DPVAT, que é o seguro obrigatório pago anualmente pelosdonos de veículos motorizados, seja de duas rodas ou não. A finalidade do seguro é amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa e, por isso, o consideramos democrático, essencial até como auxílio às vítimas na hora da necessidade, porém, devido ao crescimento de acidentes, o valor tem subido cada vez mais para o motofretista.

Só no ano passado, o reajuste elevou o valor para R$ 259,04, o que tem onerado em muito, o custo de vida dos motoboys. Não somos contra o pagamento até porque, como disse, na hora da necessidade é uma ajuda bem vinda, mas é preciso repensar que vários fatores levam o motociclista a um acidente como buracos na pista, motoristas desatentos, sinalização precária etc.

Sabemos que temos nossa parcela de culpa, mas não é justo pagar valor tão alto quando outros beneficiários do mesmo trânsito pagam menos. Há poucas semanas recebemos o Dr Alfredo Peres, presidente do Contran e a deputada federal Aline Peres em nossa sede para propor a redução do DPVAT.


Ambos mostraram-se favoráveis e levarão adiante em seus respectivos setores as sugestões apresentadas. A parlamentar afirmou que colocará na pauta das próximas assembléias em Brasília o assunto.

Conversamos com a Líder Seguradora, que reúne um consórcio de outras seguradoras e administra o DPVAT, e também tivemos deles interesse na redução do valor. Agora, é continuar as conversas e juntarmos forças para que no final, você, motofretista profissional seja beneficiado com essa redução.

Gilberto Almeida dos Santos, o GilPresidente do SindimotoSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário